Desentupidora em Curitiba Peças para gás em Curitiba

Blog

Lucro Presumido e Lucro Real entenda a diferença

Escolher o regime de tributação mais adequado para o ritmo financeiro da sua empresa é um dos passos mais importantes durante seu planejamento tributário. A opção correta pode, inclusive, reduzir bastante os custos com esse tipo de encargo na sua organização. A dúvida aqui é sobre as diferenças: Lucro Presumido x Lucro Real.

Para os empreendimentos com receita bruta inferior a R$ 3,6 milhões, por exemplo, a escolha do Simples Nacional normalmente é a solução mais adequada. No entanto, para todas as outras companhias, a opção fica entre o modelo de lucro presumido e de lucro real. Veja a diferença abaixo:

Lucro Presumido

Modalidade onde os tributos PIS e COFINS são calculados mediante alíquota fixa, estipuladas atualmente em 0,65% e 3% sobre o faturamento da empresa, e a CSLL e IRPJ são apurados mediante base de presunção determinada pela Receita Federal e sobre a base encontrada aplica se a alíquota de 9% e 15% respectivamente.

Diferentemente da modalidade do Simples Nacional, o optante pelo Lucro Presumido é o responsável pelo recolhimento a cada ente federado, assim, se a empresa tem como objeto social a venda e a prestação de serviço, terá que recolher DARFs de: PIS, COFINS, CSLL e IRPJ; DAM de ISS, GR-PR para ICMS.

Lucro Real

Modalidade onde os tributos PIS e COFINS são calculados (pelo método não cumulativo, ou seja) permitindo apropriação de credito sobre aquisição de matéria prima e alguns outros custos elencados em legislação própria. O diferencial entre o lucro presumido é que a CSLL e o IRPJ são apurados sobre o lucro auferido pela empresa.

Ainda tem dúvidas? O contador é a pessoa que mais conhece esse tipo de informação e é a melhor pessoa para auxiliar sua empresa.

Entre em contato com um de nossos consultores agora!  41 3039-1930

Localização

Rua Alcino Guanabara, 849
1° Andar - Hauer - Curitiba - PR; CEP: 81.630-190

Contato

41 3028-1855

contato@audiccem.com.br

Contabilidade em Curitiba - Audiccem